Home para debutantes: como organizar?
Você já ouviu falar nas festas home para debutantes? Esta é uma das comemorações “pré-festa” de 15 anos e é a sensação entre as meninas da idade.
Lembra quando as debutantes recebiam homenagens de suas amigas durante a festa? Para evitar os discursos muito longos e cansativos, isto mudou! Agora este momento é celebrado durante a home, com as amigas mais íntimas da debutante.
Quer saber como organizar a sua home e como cuidar da decoração? Confira abaixo algumas dicas essenciais!
Diferentes tipos de home para debutantes
Você sabia que existem vários tipos de home para debutantes? Daniele Cerqueira, da DC Eventos, explica sobre as formas de fazer esta comemoração:
● Home balada: Para a debutante que não vai ter a festa tradicional. Nesse caso, a home será a comemoração oficial dos 15 anos da debutante. Para este tipo de celebração, vale a pena ter um investimento maior, uma festa mais elaborada. “É aquilo que a debutante vai guardar como lembrança de 15 anos”, lembra Daniele. O grande diferencial deste tipo de home é que ele conta também com a parte musical. Aqui pode ter um DJ, estrutura de boate e pista de dança. Além das amigas da home, aqui entram também os meninos e as amigas que não fazem parte da home.
Neste caso, a home pode ser dividida em diferentes momentos. “Se a home começa às 17h, por exemplo, a primeira hora é destinada apenas às amigas da home. Elas chegam, abrem a caixa, ganham chinelos personalizados, copos ou algum kit diferenciado. É o momento delas. Das 18h em diante, começam a chegar os amigos”, explica Daniele.
● Home tradicional: ela se desmembra em dois perfis. Há aquela debutante que só vai ter esta comemoração de 15 anos, assim como existe também a menina que já vai ter uma festa tradicional e esta será complementar.
Neste caso, as homenagens não são feitas durante a festa, mas sim antes. “Então existe uma diferença muito grande. Se você vai fazer uma festa de 15 anos tradicional e mais elaborada, sua home não precisa de grandes investimentos”, opina Daniele.
Onde fazer uma home para debutantes?
A home pode ser feita na própria residência da debutante, em hamburguerias, sorveterias, cafeterias, um picnic em uma praça, uma mini pool party, etc.
“A home para debutantes pode ser realizada em diversos lugares porque ela consiste apenas nas amigas da homenagem. Existem homes feitas a partir de 15 amigas e até com 60 amigas. Vai depender do número de pessoas que estão participando para ficar um ambiente confortável”, informa Daniele.
O que ter na home e como decorar?
Se for uma home mais elaborada, Daniele indica ter ponto de bar, local para lanchonete (pode ser volante ou ponto fixo – mas se tiver fixo ajuda a compor o ambiente), espaço para guloseimas e uma área para doces e bolo.
Na home balada, o DJ e pista de dança são fundamentais. “Esse tipo de festa já entra com a house mix do DJ, com uma pista de dança e com elementos de iluminação de pista. Deve ter aquilo que o espaço comportar. Nada com grandiosidade para não ficar over”, Daniele.
Se for uma home mais simples, Daniele comenta que geralmente a debutante opta por fazer um rodízio de pizza ou servir comida japonesa, por exemplo. “Nestes casos, a própria ambientação da residência da aniversariante comporta a festa. Quando a debutante já vai ter uma festa maior e fará uma home menor, não há necessidade de locar itens. É possível trabalhar com o próprio mobiliário de casa. O que podemos acrescentar são alguns balões coloridos e/ou personalizados, alguns elementos decorativos para dar um toque mais colorido e diferente”, pontua Daniele.
Iluminação para home
A iluminação faz toda a diferença em qualquer ambiente e pode muito bem ser aproveitada nas homes para debutantes – em especial para as baladas. “É interessante trabalhar com uma iluminação cênica e tubos de LED. Se for uma home balada, para várias meninas, acho que é possível usar uma pista de imagem, de LED ou infinity. A Gold Vision tem várias pistas que ficam ótimas para uma home balada. Outra opção é usar um bar de LED”, sugere Daniele.
Homes temáticas, é possível?
Será que é preciso definir um tema para as homes? De acordo com Daniele, normalmente as homes tradicionais não possuem tema – é algo mais indicado para as homes balada. “Como as homes tradicionais não têm dança ou pista, não é muito comum que elas tenham um tema. Mas no caso das home baladas, já é mais usado. Eu teria uma festa esse ano (que foi adiada por conta da pandemia), que o tema seria ‘nas nuvens’”, conta Daniele.
Leia também: Faça o teste e descubra qual é o tema certo para sua festa!
Mini party
Este é um conceito um pouquinho diferente de festa de 15 anos, como se fosse um mini wedding. “É uma festa de 15 anos para até 120 pessoas. Há meninas que não têm condição ou não querem fazer uma festa muito grande, mais cara. Mas para não deixar de comemorar, elas optam por uma festa menor, mas com um conceito muito bacana. Com isso, criei a ideia da
mini party, que já vem com um projeto fechado, onde eu coloco DJ, boate, pista, limpeza, bar, alimentação, tudo. É uma festa menor, mais reduzida, que pode acontecer até no salão de festas do prédio ou na residência da debutante”, comenta Daniele.
Na mini party, é possível ter tema. “Já fiz uma de luau que ficou maravilhosa”, conta Daniele.