Como organizar uma festa de formatura pós-pandemia?

Em 2020, muitos formandos viram seus sonhos serem adiados devido à crise do novo coronavírus. Alguns estudantes, inclusive, tiveram que recorrer à colação de grau online para ter o diploma em mãos. Ainda não há uma previsão para o retorno dos eventos, mas a grande pergunta é: como organizar uma festa de formatura pós-pandemia? 

Preparamos uma lista com diversos cuidados e normas de segurança que serão necessários assim que os eventos forem liberados. Confira: 

Limitação de convidados 

Enquanto não houver uma vacina para o novo coronavírus, é bem possível que as festas de formatura pós-pandemia tenham que sofrer uma redução no número de convidados para evitar aglomerações.

Nas festas, o controle deverá ser ainda mais rigoroso para evitar os penetras.

Espaçamento

Além de ter menos convidados nas festas de formatura, será preciso pensar em uma forma de manter o espaçamento – seja na colação ou na festa. Mesas com menos cadeiras podem compor o espaço das festas. Já na colação, deverá haver um espaçamento entre as cadeiras ou menos assentos disponíveis.

No palco dos formandos, também será preciso repensar a disposição das cadeiras, para que haja um espaçamento maior entre os alunos.  

Cuidados com o buffet

Buffet na festa de formatura? Esta é uma opção que deve ser revista pelos formandos. Muitas empresas do setor de gastronomia estão revendo esta forma de serviço, devido à alta possibilidade de contágio. Uma opção mais segura é o serviço empratado. 

Na Itália, país que já vem permitindo a realização de eventos, os alimentos devem estar dispostos em embalagens individuais e de uso único. 

Brindes para convidados

Para manter os convidados protegidos, é possível ter a distribuição de álcool em gel, luvas e máscaras na colação e na festa de formatura.

Aliás, na Itália, a recomendação é que os convidados usem máscaras ao saírem de suas mesas. 

Colação ao ar livre? 

Nos Estados Unidos e em alguns outros países, é muito comum vermos a colação de grau realizada em um espaço aberto, ao ar livre. Geralmente, estas celebrações são um pouco menores do que aquelas que temos no Brasil, mas é uma opção diante do cenário que enfrentamos. 

Para incrementar o cenário, vale apostar em uma cenografia diferenciada e uma iluminação incrível. Melhor ainda se a celebração for finalizada com fogos, que tal? É a hora de usar a criatividade!

Quando se trata de iluminação, nem o céu é o limite! Confira as diversas formas de fazer uma decoração fantástica para a sua festa de formatura com a Gold Vision.

Sustentabilidade

Durante o período de pandemia, muitas pessoas e empresas estão repensando a forma como temos tratado a natureza. Você já parou para pensar em quanto lixo é gerado em uma festa de formatura? Cacos de vidro, restos de adereços, confete…isso sem falar nos convites impressos que são uma ótima lembrança para os pais e formandos, mas muitas vezes acabam indo pro lixo. Todo esta situação que estamos vivendo tem servido de lição para revermos a real necessidade destes itens no casamento. 

Por que não adotar um convite virtual? Já os confetes e papéis picados podem ser substituídos por opções ecológicas. 

Para as flores da decoração, há empresas que as recolhem e levam para asilos – uma ótima opção para reaproveitá-las e evitar o desperdício. A iluminação também é forte aliada, já que projetos de iluminação para festas de formatura fazem cumprem grande parte do impacto da decoração viabilizando minimizar o uso de flores e outros artigos decorativos que se tornam resíduos ao final do evento.

Contratos

Algo que deve mudar bastante neste período de pandemia são os contratos com as empresas responsáveis pela organização de eventos de forma geral. Por conta da situação causada pela Covid-19, muitas estão modificando seus contratos e sua forma de trabalhar – afinal de contas, esta era uma situação bastante inesperada para o mercado. Por isso, é bom revisar bem o contrato antes de assinar e, se tiver dúvidas, fale com um advogado. 

A entrega do canudo?

Subir no palco, cumprimentar os professores, pegar o canudo e comemorar é um dos momentos mais icônicos de uma formatura. Será que a pandemia vai mudar este ritual? Uma possibilidade para evitar este contato seria deixar um canudo na cadeira de cada formando. Mas a parte da comemoração é imprescindível e não poderia faltar, não é mesmo?

Comunicação aos convidados sobre as medidas de segurança

Falamos acima sobre as questões dos convites virtuais. Uma das informações que devem constar neles seriam as medidas de segurança para a festa acontecer. Desta forma, os convidados se sentirão mais seguros. 

Pista de dança

A pista de dança é uma questão muito delicada em uma festa, por concentrar muitas pessoas e todas próximas umas das outras. Em um primeiro momento, enquanto não houver uma vacina ou medicamento capaz de conter o vírus, talvez estes espaços não sejam permitidos. Outra opção seria usar pistas de danças com sinalizações de LED que delimitam o espaço de cada formando. Para isso, conte com a Gold Vision

Na Itália, a solução encontrada para disponibilizar a pista de dança foi estabelecer um índice de lotação máxima para este espaço. Além disso, por lá, as pessoas precisam respeitar a distância de dois metros entre si. 

Música alta? 

Na Inglaterra, que já têm permitido a realização de eventos pequenos, as pessoas foram instruídas a evitar ‘cantar, gritar, levantar vozes e/ou tocar música em um volume que dificulte uma conversa em tons normais’. Isso tudo porque aumentaria o risco de transmissão do Covid-19 a partir de gotículas de saliva.Além disso, alguns cantores têm usado o face shield (escudo de plástico) para proteger o público. O governo do país também tem incentivado que as pessoas optem por música mecânica ou DJs ao fazer uma festa. 

Profissionais

Para os profissionais que vão trabalhar no evento deve ser obrigatório o uso de máscaras e todos os recursos preventivos determinados nos protocolos orientados pelo município, estado ou nação.. 

Planejamento online

Se você ainda está na fase do planejamento da formatura, saiba que você pode marcar reuniões online com as empresas de evento – muitas estão agendando atendimentos por videoconferência.

Conexão humana

Depois deste período tão difícil e de tantas perdas, é natural que as pessoas queiram “se libertar” um pouco e comemorar pra valer! E, mais do que nunca, as relações humanas, o afeto e o carinho se tornaram extremamente valiosos. Por isso, as homenagens aos pais, aos mestres e aos amigos ganham ainda mais relevância.

 

 

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *