O guia completo do casamento na pandemia. O que fazer?

Desde março, os casamentos estão impedidos de serem realizados no Brasil, devido à pandemia de Covid-19. Devido à alta taxa de contaminação do vírus, diversas festas foram adiadas ou canceladas no Brasil e no mundo. De acordo com uma pesquisa realizada com profissionais de casamentos ao redor do mundo pela Belief Wedding Creators, 42,9% dos eventos foram adiados no Brasil e 8,4% cancelados. 

O fato é que o período é bastante incerto quanto à possibilidade de realização de festas e muitos noivos com casamento marcado para o segundo semestre de 2020 já estão revendo a data escolhida.

Para facilitar o planejamento dos casais, a Gold Vision preparou um guia completo sobre o que fazer se você tem um casamento marcado para 2020.

 

Casamento na pandemia: Quando os casamentos voltarão a ser realizados? 

O cenário brasileiro ainda é bastante incerto e não há uma data certa para retorno dos eventos – pelo menos não da forma como conhecemos tradicionalmente. Na Itália, por exemplo, um dos países que mais sofreu com a crise do novo coronavírus, o lockdown (bloqueio total) ocorreu de março a maio. E somente a partir de meados de julho é que os casamentos voltarão a ser realizados. 

A volta dos casamentos pós-pandemia também poderá variar de acordo com cada região do Brasil, já que nosso país é muito grande e cada estado/cidade passa por uma fase diferente da pandemia. O importante é ficar de olho nas diretrizes do seu município e conversar com seu cerimonial a respeito da sua data e as medidas necessárias.

Vale lembrar também que muitas das tradicionais festas pré-casamento como chá de panela, chá bar e despedidas de solteiro também não são recomendadas no momento.

No entanto, muitos casais têm optado por manter a data do casamento civil, já que a maioria das cidades permite que eles sejam realizados com as devidas medidas de segurança, como o uso de máscaras e sem aglomerações. 

Casamento na pandemia: Adiar ou cancelar? O que é mais indicado?

Não existe cancelamento de sonhos, por tanto, neste momento, o mais aconselhável é adiar a sua festa. Vale lembrar que vocês já despenderam um grande esforço para planejar tudo, em detalhes, e contratar fornecedores. Além disso, a maior parte das empresas do setor de eventos estão bastante compreensivas com relação à situação dos casais e não estão cobrando taxas para adiar a festa, afinal trata-se de um motivo de força maior, sobre o qual ninguém tem controle. Portanto, nossa dica é:

não deixe de realizar o seu sonho! Apenas adie e curta tudo com mais calma e alegria mais para frente!

Casamento na pandemia: Decidi adiar, e agora, o que eu faço? 

Você tomou a decisão certa! Agora, é preciso um pouco de paciência e calma para rever a data com todos os fornecedores. A primeira coisa a ser feita é bater um papo com o seu cerimonial. Com a expertise e conhecimento dele, ele (a) poderá ajudar com todos os passos necessários. Este profissional se tornou extremamente importante para os noivos que estão sofrendo com os problemas ligados à pandemia. 

Caso você ainda não tenha um cerimonial contratado, você deve fazer uma planilha com o nome de todos os fornecedores e anotar lá as datas que cada um deles possui disponível. Se você não sabe por onde começar, o ideal é iniciar por aqueles profissionais que são “únicos” no seu casamento, isto é, que só fazem uma festa por data. É o caso, por exemplo, do espaço do evento, igreja, fotógrafo, maquiador (caso seja um profissional específico e não um salão de beleza), entre outros. 

Neste momento, é importante também ter uma boa dose de flexibilidade. Muitas datas já estão cheias para 2021, especialmente os sábados. Por isso, vale considerar outros dias como sexta, domingo e até quinta-feira. Além disso, com a mudança de data, pode ser que ocorram algumas mudanças de escopo – pode ser que as flores que vocês haviam escolhido anteriormente não estejam disponíveis ou mais caras na nova data, devido a uma sazonalidade, por exemplo. Portanto, é importante estabelecer um diálogo com seus fornecedores a respeito do assunto e tentar encontrar uma solução viável e benéfica para ambos. 

Casamento na pandemia: Dúvidas sobre seus direitos?

Como estamos vivendo um cenário sem precedentes, algumas medidas de proteção ao cliente foram tomadas de forma excepcional para que não ficassem desamparados.

Se você possui dúvidas sobre o que pode ser cobrado ou não e o que está dentro dos seus direitos, basta consultar a medida provisória sobre o cancelamento de serviços, de reservas e de eventos dos setores de turismo e cultura, estabelecida pelo Governo Federal especialmente para este período de pandemia.  

 

Casamento na pandemia: E os convidados?

Assim que vocês já tiverem definido a data nova, é hora de comunicá-la aos seus convidados – principalmente para aqueles que terão de viajar para ir ao seu casamento ou se você for fazer um destination wedding. Você pode fazer um save the date online e é importante constar as seguintes informações:

  • Data e horário
  • Local
  • Data limite para confirmação de presença

O ideal é escrever uma mensagem fofa para seus convidados e que mostre que vocês querem muito celebrar juntos em um momento mais oportuno. Não se esqueça também de atualizar o site dos noivos, se vocês tiverem criado um. 

Vale também uma ligação para os seus convidados. Alguns cerimoniais também oferecem a opção de um serviço de ligar para as pessoas, como uma espécie de RSVP.

 

Casamento na pandemia: o planejamento agora é online!

A maioria dos profissionais do setor de eventos estão realizando atendimentos online. Com isso, é possível pedir orçamentos e marcar reuniões com aqueles que mais interessarem. Alguns conseguem fazer demonstrações online e outros até mandam provas e degustações para a casa dos noivos. 

A Gold Vision está disponível para realizar atendimentos online neste período de pandemia. Nossa equipe está trabalhando com as devidas recomendações de  higiene e segurança.

 

Casamento na pandemia: Dá pra fazer comemoração online?

Alguns casais têm optado por fazer uma celebração online com a presença de alguns convidados na data em que seria realizado o casamento. É uma forma de receber o carinho das pessoas que mais amam e não deixar a data original passar em branco e aguardar com mais alegria e amor no coração a chegada do grande dia presencial.

Há também casais que optam por fazer um jantar romântico no dia escolhido. Basta usar a criatividade e aproveitar!

 

Casamento na pandemia: Respire fundo e aja com tranquilidade!

É importante que você saiba que estamos todos no mesmo barco e que a maior parte dos fornecedores está aberta a encontrar a melhor solução para a sua festa. Portanto, respire fundo, relaxe e procure planejar seu casamento com mais calma. Aproveite este tempo extra para rever algumas decisões e a organizar tudo com ainda mais carinho! Seu sonho foi apenas adiado! Ele vai acontecer e será inesquecível!



Vamos falar sobre seu evento?

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *