Casamentos libaneses: 6 coisas que não podem faltar

Os casamentos libaneses fazem tanto sucesso na internet que até já ganharam páginas e contas no Instagram dedicados a eles. Não é pra menos – este tipo de celebração costuma ser repleta de luxo, atrações musicais, decorações de encher os olhos e vestidos majestosos. Comenta-se que há até uma competição entre a elite do país para ver quem faz a festa mais
suntuosa. Mas será que dá pra fazer algo similar aqui no Brasil ou ficaria tudo muito “over”?


Abaixo selecionamos as principais características dos casamentos libaneses e o que pode ser adaptado para o nosso país. Confira!


1. Vestido da noiva libanesa

casamentos libaneses vestido de noiva

Os vestidos usados nas festas do Líbano vão para a linha mais princesa: caudas majestosas e saias com muito volume fazem parte do look. Não é à toa que o estilista libanês Elie Saab faz muito sucesso por lá. Bordados em cristais e véus longuíssimos também são muito pedidos pelas noivas do país.

Aqui no Brasil, sabemos que a preferência nacional são os vestidos de noiva mais “sexy”, com decotes, transparências e no modelo sereia. Mas há também aquelas que se apaixonam pelo modelo princesa – como é o caso da digital influencer Thássia Naves, que se casou com um vestido assinado pela grife inglesa Ralph & Russo.

2. Bolo nos casamentos libaneses

Os bolos dos casamentos libaneses costumam ser grandiosos – tanto na quantidade de andares como na circunferência. Eles parecem maiores que os próprios noivos! E como fazer para cortar o primeiro pedaço? Simples: com a ajuda de uma espada! A decoração do bolo também não fica atrás: são usadas muitas flores, velas e outros elementos.

Será que no Brasil essa moda pega? Por aqui alguns casamentos mais clássicos costumam ter bolos mais altos – mas eles não costumam passar de 6 ou 7 andares (o que já é bastante alto para os padrões brazucas).


3. Decoração dos casamentos libaneses

Tá aí um ponto em comum entre casamentos libaneses e brasileiros de luxo e mais clássicos: uma decoração suntuosa. As duas culturas gostam de explorar a abundância de flores e detalhes. Paredes ou túneis de flores, velas e candelabros, espaços instagramáveis, arranjos aéreos e lustres imponentes fazem parte das celebrações nos dois países.

Algo que os libaneses fazem como ninguém (e que não é tão comum por aqui): longas mesas decoradas com uma grande quantidade de flores. O efeito é incrível!

Uma grande diferença entre as duas culturas é que, enquanto no Brasil há um grande destaque para pista de dança, no Líbano há um elemento decorativo pouco visto por aqui: um palco com uma escadaria que é por onde os noivos costumam entrar. Em alguns casamentos, também pode ser usado para os músicos se posicionarem no momento da festa. Ao final
desta escadaria, costuma haver uma grande passarela que é por onde os noivos caminham.

No Líbano, também é comum ver casamentos temáticos, com uma cenografia bem característica. A Gold Vision participou de um projeto cenográfico onde o bolo, em formato de Castelo, estava inserido num céu de estrelas dentro de uma sala de doces. O ponto alto da decoração era um céu de nuvens, que aliava o romantismo das flores e cores.

4. Iluminação

Os projetos de iluminação dos casamentos mais luxuosos dos dois países são de tirar o fôlego.

Projetos com luzinhas e ondas de luz fazem sucesso tanto no Líbano como no Brasil. O efeito estrelado também pode ser visto para compor os cenários das festas por aqui e por lá.

Em ambos países, também é bem comum o uso de painel de LED para casamentos. No Líbano, o mais comum é vê-los atrás do palco com a escadaria, enquanto no Brasil eles se destacam na pista de dança. Outra diferença é que no país árabe, ele costuma fazer transmissão ao vivo do
evento, enquanto por aqui é mais comum exibir um conteúdo feito por um VJ.

Iluminação para festa com projeto de luzinhas da gold vision


Quer deixar sua festa de casamento com um toque de luxo das festas libanesas? Monte uma árvore com luzinhas. Outra opção é incluir na decoração arranjos florais aéreos combinados com tubos de 3D Tubo Led suspensas.

5. Atrações

Casamento com iluminação de mega lustre de luzinhas e piso flores

Tanto no Líbano como no Brasil, as festas são pra lá de animadas. Por lá, os noivos costumam fazer uma entrada grandiosa na festa (mais do que os brasileiros!) e são acompanhados por um cortejo de dançarinos e músicos.

No início ou no final da recepção, também há o hábito de soltar fogos (mesmo que sejam indoor), o que aqui no Brasil não é permitido.

Tal como os brasileiros, os libaneses amam dançar e esta é uma parte importante da festa – é comum ver o povo se acabando na pista de dança. Muitas vezes eles optam por ter DJ e banda, que alternam a playlist entre músicas árabes e ocidentais.

Quando acaba o casamento? No Líbano, os noivos devem permanecer até o último convidado ir embora. Aqui no Brasil não é muito diferente, já que muitas festas passam de 6 horas de duração.

6. Buffet

iluminação para festa com lustre de luzinhas da gold vision

No Brasil, a questão do buffet e forma de servir podem variar muito de região para região (ou até mesmo de acordo com o estilo do casal e da festa). Em alguns lugares, os costumes são mais tradicionais e a refeição tem um grande destaque. Em outros, a gastronomia funciona de maneira mais “relaxada”, com finger food e muita bebida, enquanto a pista de dança rola solta.

Já no país árabe, a culinária é super explorada e é um momento importantíssimo durante a recepção. Geralmente, as refeições são servidas à inglesa.

E você, quais costumes libaneses adotaria no seu casamento?

Artigos Relacionados

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *